Beabah!, 16 anos de transformação social através do livro, leitura, literatura, escrita e educação:
A rede Beabah! – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul (RS) – criada, em 2008, com o nome de Redes de Leitura, surgiu com a intenção de promover a leitura como um direito social, através da ação cooperativa advinda do fortalecimento coletivo de bibliotecas comunitárias, situadas em associações comunitárias e instituições sociais, nas comunidades de periferia de Porto Alegre. A denominação atual é resultado de sua expansão para âmbito estadual.
​
As bibliotecas - localizadas em regiões periféricas ou em regiões centrais com perfil periférico são, em muitos casos, o único equipamento cultural disponível para as comunidades ao seu redor o qual, ao oferecer uma programação variada, acervo diferenciado, iniciativas culturais e de leitura busca envolver todos os cidadãos de onde as bibliotecas estão localizadas.
​
Essas bibliotecas trabalham em conjunto, a partir da troca de experiências, para potencializar e ampliar o alcance das ações realizadas em suas comunidades, buscando o protagonismo da comunidade, reconhecendo a voz e oferecendo autonomia aos usuários, oportunizando o pertencimento ao ambiente planejado e estruturado para uso de todas e de todos.